8º Fórum Mundial da Água: acompanhe os preparativos

GVces coordena a preparação de parte das discussões sobre clima e governança no maior evento global sobre água 09/05/2017
COMPARTILHE

Estamos a menos de um ano do 8º Fórum Mundial da Água, que em 2018 ocorrerá em Brasília, e os preparativos já estão acelerados. O GVces participa ativamente da organização do evento, coordenando, ao lado de outras instituições renomadas, a preparação das discussões sobre os tópicos “Água e Adaptação à mudança do clima” e “Governança Efetiva: aprimoramento de decisões políticas, participação de todos os interessados e informações”.

O Fórum, que ocorre a cada três anos, tem como objetivo promover ampla discussão sobre o tema água, com envolvimento de governos, legisladores, academia, organizações da sociedade civil e cidadãos. Tendo como tema central “Compartilhando Água”, a expectativa é que a edição brasileira do Fórum apresente cerca de cem painéis temáticos que serão organizados em torno dos nove temas: Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas, Finanças, Compartilhamento, Capacidade e Governança. O que se espera como resultado é contribuição para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

A agenda do evento é elaborada de forma participativa, online e em encontros presenciais. Uma das formas de se envolver no processo é a Plataforma Sua Voz, no ar desde fevereiro deste ano. A ferramenta é aberta a todas as pessoas que tenham interesse no tema, que podem fazer sugestões sobre o que deve ser discutido no Fórum e debater os temas do evento com especialistas, por meio de chat. Um dos moderadores da sala de Clima é Alexandre Gross, pesquisador do GVces. 

“A consulta online é uma novidade trazida pelo Brasil ao processo preparatório do fórum e tem se mostrado uma importante oportunidade de espaço aberto e qualificado de debate com poder de influenciar a agenda do evento e o legado que ele pretende deixar”, diz Gross. A próxima rodada de debates na plataforma será sobre a água nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No fim de abril ocorreu também a Segunda Consulta às Partes Interessadas, em Brasília, que reuniu centenas de representantes do governo, organizações da sociedade civil, academia e cidadãos para discutir o que deve ser tratado no evento. 

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água é organizado pelo Conselho Mundial da Água, organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto por representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais. 

A última edição ocorreu em 2015, na Coreia do Sul, e reuniu mais de 40 mil pessoas de 168 países, de acordo com os organizadores. O GVces esteve no evento e apresentou os resultados e aprendizados do estudo piloto de avaliação de custo-benefício de medidas de adaptação em recursos hídricos (elaborada para o Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Agência Nacional de Águas). A edição brasileira será a primeira realizada no Hemisfério Sul.

Veja mais informações sobre o evento

Conheça o trabalho desenvolvido pelo GVces no tema água