AdaptaClima: Objetivos

16/05/2016
COMPARTILHE

Este projeto é fruto da parceria do Ministério do Meio Ambiente, Fundo Newton operado pelo Conselho Britânico, Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) e o International Institute for Environment and Development (IIED). O objetivo específico é sistematizar e disponibilizar informação em áreas temáticas prioritárias relacionadas à Adaptação à Mudança do Clima, promover comunicação e articulação entre quem produz e quem utiliza o conhecimento e estimular a produção de conhecimento em relação às lacunas identificadas. Já o objetivo geral é melhorar a capacidade adaptativa do Brasil face à mudança do clima.

A Plataforma usará como base para seu desenho e estruturação, experiências e referências especialmente no Brasil e no Reino Unido e vai contribuir diretamente para o 1º objetivo do Plano Nacional de Adaptação (PNA), que prevê entre suas metas uma “plataforma online de gestão do conhecimento em adaptação criada e disponível à sociedade”.

Este projeto contará com três componentes principais a serem desenvolvidos: plataforma web, ações de comunicação e engajamento, e governança e modelo de negócios. Sua construção acontecerá ao longo de 2016 e 2017 por meio de workshops presenciais, consultas online e comunicação frequente com os participantes.