AdaptaClima realiza 1º workshop com atores-chave

Primeiro encontro reuniu atores-chave do projeto para identificar elementos prioritários da agenda de adaptação e levantar os temas, conteúdos e funcionalidades que o grupo gostaria de ver na plataforma brasileira de conhecimento no tema 19/07/2016
COMPARTILHE

Por Fernanda Maschietto (GVces)

No dia 14 de julho, foi realizado em Brasília o 1º Workshop do projeto AdaptaClima, que tem por objetivo a criação de uma plataforma de conhecimento em adaptação à mudança do clima para disponibilizar informação sistematizada em áreas temáticas prioritárias e promover comunicação e articulação entre quem produz e quem utiliza o conhecimento. 

A iniciativa, fruto da parceria entre Ministério do Meio Ambiente, GVces-FGV/EAESP, IIED e apoio do British Council via Newton Fund, apoiará a implementação do Plano Nacional de Adaptação, instituído em maio deste ano e que tem a criação de uma plataforma online de gestão de conhecimento em adaptação como uma de  suas metas.

Neste primeiro encontro o tema  foi “Identificação das áreas temáticas para organização do conhecimento”. A partir de metodologias participativas, foram acessados os conhecimentos do grupo em relação a como estruturam o conhecimento em adaptação e quais são as necessidades e expectativas para a criação de uma plataforma de adaptação brasileira. Também foram compartilhadas experiências internacionais apresentadas por videoconferência por parceiros do Reino Unido com a participação de Geoff Barnard, do CDKN e Climate Knowledge Brokers Group; e Ruth Wolstenholme, da organização Sniffer que executa a plataforma Adaptation Scotland. 

O evento reuniu 33 participantes, representando os atores-chave do projeto, que são organizações que foram convidadas a participar devido à sua relevância e influência no tema de adaptação hoje no Brasil. Entre elas, estão organizações do setor público, empresarial, terceiro setor e institutos de pesquisa. Além dos atores-chave, o projeto também conta com 30 colaboradores, que são organizações também de alta relevância para fazer avançar a agenda de adaptação no Brasil e contribuem nas consultas online e nas validações dos resultados dos workshops (veja aqui a lista dos atores-chave e colaboradores).

Para saber mais sobre o projeto e acompanhar os resultados deste workshop, inscreva-se na newsletter bimestral clicando aqui ou acesse o site do AdaptaClima.

Foto: Fabio Salmoni/Estudio Umcomum (Divulgação GVces)