Agenda Integrada: Gestão de Recursos Hídricos

O tema é tratado pelas iE a partir de uma perspectiva multidisciplinar nos âmbitos estratégico, gerencial e operacional, proporcionando um olhar sistêmico sobre a questão para gestores e equipes técnicas 28/04/2017
COMPARTILHE

Entendendo o contexto atual como oportuno para que o setor empresarial se dedique, de forma planejada e articulada ao avanço na gestão de recursos hídricos, as Iniciativas Empresariais do GVces uniram-se para trabalhar o tema de recursos hídricos como uma agenda comum a partir de uma perspectiva multidisciplinar nos âmbitos estratégico, gerencial e operacional. Para tanto, cada Iniciativa traz um olhar específico, complementar, proporcionando um olhar sistêmico sobre as questões com as quais os gestores e equipes técnicas, não apenas da área de sustentabilidade, mas também operacional, de gestão de riscos, financeira, lidam no dia a dia. 

EM 2016

A agenda foi inaugurada com uma pesquisa sobre estudos relevantes, iniciativas, métodos e ferramentas existentes que subsidiaram os debates e conexões com a realidade do grupo de empresas envolvidas na agenda integrada. A partir de uma visão compartilhada sobre contexto, avançou-se na compreensão estratégica e gerencial de recursos hídricos, bem como em ferramentas de gestão, mapeamento de casos, troca de experiências e nas conexões com outras agendas empresariais.

Tudo isso, aconteceu, concretamente, por meio das seguintes atividades: 

PILOTOS DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Empresas que aplicaram os métodos de ferramentas para valoração de serviços ecossistêmicos (TeSE), elaboração de estudos de pegada hídrica (CiViA) e desenvolvimento de planos empresariais de adaptação à mudança do clima (EPC).

Para saber mais sobre os casos selecionados, clique aqui.

Para saber mais sobre a capacitação em pegada hídrica, clique aqui.

Para saber mais sobre a Oficina de Gestão de Recursos Hídricos, acesse a apresentação aqui.

JORNADA DE CAMPO "TERCEIRA MARGEM"

Acontece anualmente proporcionando a imersão nos temas tratados nas iE e fora delas. No território, as equipes das empresas vivenciam as conexões entre as questões da sustentabilidade e vêm na prática os desafios sistêmicos e as soluções que emergem do protagonismo e colaboração entre os diferentes atores de empresas, sociedade civil, academia e governos locais. Em 2016, A 3ª edição da Jornada Empresarial Terceira Margem contou com 13 representantes de empresas membro, além da equipe do GVces e de uma representante da GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional, parceira na realização da atividade. O grupo visitou a região do Vale do Paraíba, que reúne elementos ligados a governança de bacias, forte presença empresarial, projetos de PSA e outras iniciativas ligadas ao cuidado com a água, em um rio que nasce em São Paulo, passa por Minas Gerais e desemboca no Rio de Janeiro. 

Clique aqui para ver o relato sobre o a viagem de campo. 

Clique aqui e acesse o infográfico que sistematiza o que foi feito na agenda integrada de recursos hídricos de 2016.