Bootcamp ESG – Encontros sobre estratégias ESG para decisões de investimentos


Quando: 09 de Novembro/2020 a 30 de Novembro/2020 - das 17:30 às 19:30
Onde: Plataforma Zoom

Vagas preenchida. Para entrar na lista de espera e ficar sabendo das próximas turmas, clique aqui.

A inclusão de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG na sigla em português ou ESG, em inglês) nas decisões de investimentos e na concepção de produtos financeiros tem se tornado cada vez mais comum. Nos encontros serão discutidos os principais conceitos e práticas associados à agenda ESG no mercado financeiro.

INSCREVA-SE AQUI

Ao final dos encontros, os participantes terão tido acesso a discussões introdutórias sobre

  • O conceito de sustentabilidade e seus desdobramentos sobre o mercado de investimentos;
  • Principais temas envolvendo os aspectos ambientais, sociais e de governança da análise ESG;
  • Tipos de estratégias ESG.
 
Objetivo dos encontros

Oferecer uma visão introdutória a respeito da incorporação de aspectos ambientais, sociais e de governança nas decisões de investimentos.

A quem se destina

Profissionais do mercado financeiro e investidores interessados em um conteúdo introdutório sobre o tema.

Carga horária
_10 encontros virtuais, a partir das 17h30
_Segundas, terças e quartas. Início em 9/11 e término em 30/11.

_Carga horária total: 16h

Valor

R$ 1.500,00

Agenda dos encontros
09/nov Visão geral ESG: origens do termo e da incorporação de aspectos ambientais, sociais e de governança na análise de crédito e investimentos 17h30 às 19h30
10/nov O mundo ESG: tamanho do mercado e principais atores envolvidos nessa agenda
(e que você precisa conhecer)
17h30 às 19h30
11/nov Tipos de estratégias ESG: do filtro negativo à integração ESG 17h30 às 19h30
16/nov Materialidade: conceito fundamental em ESG 17h30 às 18h30
17/nov Discussão sobre temas e indicadores de desempenho Ambientais 17h30 às 19h30
18/nov Discussão sobre temas e indicadores de desempenho Sociais 17h30 às 19h30
23/nov Discussão sobre temas e indicadores de desempenho de Governança 17h30 às 19h30
24/nov Mapa mental da análise ESG 17h30 às 18h30
25/nov Grandes obras de infraestrutura e seus impactos socioambientais 17h30 às 18h30
30/nov Mudança do clima e precificação de carbono 17h30 às 18h30
 
Equipe

Os encontros serão conduzidos pela equipe do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV São Paulo.

Annelise Vendramini é professora do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade – Linha Sustentabilidade da FGV SP, além de dar aulas em outros cursos de pós graduação da FGV SP.  Possui doutorado e mestrado em administração pela Escola de Administração da Universidade de São Paulo. Coordena projetos de pesquisa em finanças sustentáveis ​​no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Alguns de seus projetos recentes de pesquisa incluem as condições para a canalização de recursos financeiros privados para o desenvolvimento sustentável, valoração de serviços ecossistêmicos, agricultura de baixo carbono, riscos financeiros associados à degradação do capital natural em cadeias de valor agrícolas e finanças da conservação. Annelise tem mais de 20 anos de experiência profissional em análise de investimentos, fusões e aquisições.

Camila Yamahaki é pesquisadora da equipe de Finanças Sustentáveis do FGVces desde fevereiro de 2017. É bacharel em Administração Pública pela FGV, mestre em Responsabilidade Social Corporativa pela University of Nottingham, mestre em Métodos de Pesquisa e doutora em Administração pela Middlesex University. Em sua tese de doutorado, explorou o tema de engajamento de investidores em mercados emergentes. Atuou em projetos relacionados à sustentabilidade e Investimento Responsável em organizações como AccountAbility, UKSIF e PRI.

Daniela Gomes Pinto é coordenadora do Programa de Desenvolvimento Local do FGVces. É geóloga pela Universidade de São Paulo, jornalista pela PUC-SP, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela London School of Economics and Political Science e doutoranda em Administração Pública na FGV. Atua com desenvolvimento local no contexto de investimentos em infraestrutura e mineração, e com indicadores de monitoramento do desenvolvimento.

Guarany Osório é coordenador do Programa de Política e Economia Ambiental do FGVces. Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP e possui Mestrado em Direito, na área de Ciências Jurídico-Ambientais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Atualmente é pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Coordena o Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV EAESP.  Advogado com experiência nas áreas Ambiental, Empresarial e Saúde.

Gustavo Velloso Breviglieri é Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano pelas Universidades das Nações Unidas (UNU-MERIT) e de Maastricht (MGSoG) e Economista pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP). Pesquisador da equipe de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) desde março de 2020, se especializa em pesquisas teóricas e aplicadas sobre o uso de instrumentos econômicos e financeiros para a gestão de recursos naturais e do meio ambiente, como o uso de mercados de direitos de uso de água e sistemas de comércio de emissões para lidar com a mudança do clima.