Cocriação e aprendizagem marcam avanços do projeto AdaptaClima em 3º Workshop

Parceria entre MMA, GVces, IIED e Conselho Britânico lançará plataforma colaborativa de conhecimento em adaptação 14/06/2017
COMPARTILHE

O 3º workshop do projeto AdaptaClima – Plataforma de Conhecimento em Adaptação à Mudança do Clima -  aconteceu no dia 13 de junho de 2017, em Brasília, com a participação de 51 pessoas.

Os participantes convidados foram os atores-chave do projeto, que são organizações que trabalham na agenda de adaptação no Brasil e representam instituições do governo federal, governos locais, setor empresarial, ONGs e institutos de pesquisa. Além disso, estavam presentes algumas das organizações do comitê gestor do projeto: Ministério do Meio Ambiente, Conselho Britânico e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV – responsável pela organização deste evento.

O workshop teve como principal objetivo dar seguimento ao processo de cocriação da AdaptaClima, plataforma colaborativa de conhecimento em adaptação que será lançada em dezembro. Foram apresentadas as atualizações sobre o desenvolvimento da plataforma web e foram trabalhados os eixos de comunicação e engajamento e de governança da plataforma através de compartilhamento de experiências entre os atores, discussões e trabalhos em grupo.

O evento evidenciou a importância da cocriação com a presença de representantes de diferentes setores para que o produto final da plataforma web e ações de comunicação em campo sejam adequados as necessidades dos usuários em contextos diversos de aplicação da agenda de adaptação, além da importância do engajamento multisetorial para uma governança participativa e representativa.

Outro resultado do workshop é o processo de aprendizagem coletiva que é gerado em encontros desse tipo. Este tema está inclusive sendo objeto de estudo por parte da equipe do GVces na pesquisa sobre “processos sociais de aprendizagem aplicado ao projeto AdaptaClima”, que também foi apresentada no dia 13 de junho.

As contribuições recebidas serão sistematizadas pela equipe do GVces, que se mantém em contato frequente com as mais de 70 organizações colaboradoras através de consultas remotas, testes web e eventos no próximo semestre.

Saiba mais sobre o projeto na página http://gvces.com.br/adaptaclima