Coseleção FIS 11

Encontro dá oportunidade aos alunos de conhecer mais sobre o FIS e vivenciar um pouco das experiências oferecidas pela disciplina 12/06/2015
COMPARTILHE

O FIS é um processo formativo para alunos de graduação do quinto semestre em diante da FGV-SP. Devido ao número restrito de vagas, para cursar a optativa é necessário participar de um processo seletivo que é realizado em duas etapas: presencial e virtual. 

A Coseleção seleciona 16 alunos todo semestre e o critério utilizado para a formação do grupo é a diversidade, por isso a importância do candidato agir de forma autêntica e genuína.

A etapa presencial do processo seletivo é realizada com o intuito de proporcionar um mergulho singelo na experiência do que representa o FIS e, também, promover um momento de reflexão sobre questões relacionadas à sustentabilidade.

"Olhando para o município de São Paulo, onde já somos quase 12 milhões, percebemos que os territórios menos desenvolvidos concentram-se na Zona Sul e Zona Leste. Dentro desse contexto, insere-se o trabalho do Fundo Zona Leste Sustentável, que contribui para o desenvolvimento local por meio do apoio técnico e financeiro a iniciativas locais de empreendedorismo. Uma das premissas deste trabalho é a distribuição da cidade, sobretuto o desafio do adensamento de oportunidades. Imagine que diariamente transportamos um Uruguai (3 milhões de pessoas) por dia da Zona Leste para o centro expandido. Assim, a questão é: como gerar rebda e criar mais oportunidades na ZL?"

Para a coseleção do FIS 11, um desafio foi elaborado e proposto aos candidatos, eles deveriam formular uma proposta de valor para atuação do Fundo Zona Leste Sustentável, respondendo questões como: o que o Fundo deve fazer e qual seu papel no território? Como fazer? Por apoio financeiro, técnico, mentorias, criação de rede? A quem o Fundo serve e qual o perfil do empreendedor a ser apoiado? O trabalho deve ir além do empreendedor?  

As aulas para a nova turma iniciam em agosto. Para conhecer as edições anteriores, acesse