Desafios da sustentabilidade para os negócios: contribuições das Iniciativas Empresariais

COMPARTILHE

As Iniciativas Empresariais (iE) são uma plataforma que reúne empresas de diferentes setores para a produção coletiva de conhecimento aplicado e troca de experiências, a fim de transformar os desafios da sustentabilidade em oportunidades de criação de valor para os negócios. Cinco temas em especial foram enfocados nos últimos anos nas iE, por serem materiais aos negócios e por apresentarem dilemas e desafios na fronteira do conhecimento científico e aplicado: avaliação de ciclo de vida de produtos, mudanças climáticas, desenvolvimento local, gestão sustentável da cadeia de valor, e valoração de serviços ecossistêmicos.

A partir de 2019, esses temas passaram a ser trabalhados de forma integrada, a partir de uma visão sistêmica sobre desafios comuns às empresas membro, enfrentados para que aspectos socioambientais sejam de fato combinados à perspectiva econômico-financeira nas tomadas de decisão sobre produtos, processos e investimentos. Nessa toada, outros conhecimentos são demandados, junto aos cinco mencionados, já que a realidade é complexa e essencialmente transdisciplinar. Assim, os participantes das iE em 2019 percorreram uma trajetória desafiadora em seus: objeto – desafios reais, enfrentados nas organizações -, forma – processo de construção coletiva que exigiu dedicação e investimento de múltiplas competências -, e conteúdo – integração de diferentes temas, áreas, campos, deixando de lado a organização cartesiana do conhecimento.

Ao longo do percurso de aprofundamento da compreensão dos desafios, acesso a conteúdos, conversas com especialistas, troca de experiências e co-criação de contribuições, ‘o que’ os grupos produziriam coletivamente, como contribuição para que o setor empresarial avance frente aos três desafios em foco, foi se formando e transformando, até chegar aos produtos lançados e disponíveis para download nessa publicação:

  • Desafio 1: narrativas para a venda interna, nas empresas, de projetos de sustentabilidade.
  • Desafio 2: framework para planejamento do desenvolvimento local em conjunto com os atores presentes em um mesmo território, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Desafio 3: jogo de tabuleiro direcionado às áreas envolvidas na gestão de portfólio de produtos, a fim de promover a compreensão sobre a importância do pensamento do ciclo de vida.

Acesso à publicação

Baixe o arquivo