Divulgação Científica, Audiovisual e Políticas Climáticas

Aplicação de instrumentos de divulgação científica para apoiar a implementação do plano nacional de adaptação à mudança do clima
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O estudo visa melhor compreender como a divulgação científica, especialmente por meio de documentários e outros formatos audiovisuais, pode contribuir para que a ciência alcance um público mais amplo e impacte as etapas do processo de políticas públicas sobre mudança do clima em geral.

A motivação do estudo surgiu da busca por respostas sobre as diferenças entre o estágio da ciência do clima, com evidências e consensos alcançados acerca da natureza e gravidade da questão, e o nível de ambição das políticas para tratar do problema.

Incialmente, o foco era o Plano Nacional sobre Adaptação à Mudança do Clima (PNA), mas a pesquisa sugeriu que a atenção do estudo não deveria, neste momento, ser restrita exclusivamente à adaptação à MC, uma vez que a compreensão do problema é mais abrangente do que eventuais abordagens para evita-lo ou mitigar suas consequências. 

Dessa maneira, o presente estudo abarca os temas da divulgação científica e da mudança do clima de maneira mais geral e abrangente possível, tendo por base dois principais questionamentos:

  • Como o conhecimento científico pode ter maior relevância nos processos de tomada de decisão?
  • Como documentários podem contribuir para criar um momento favorável à promoção de políticas para lidar com as causas e consequências da mudança do clima?

Mais do que um estudo com conclusões enfáticas acerca de seus temas de interesse, os esforços aqui compilados representam um primeiro passo para compreender a inter-relação entre o objetivo de promover políticas ambiciosas para lidar com problema de grande relevância, o da mudança do clima, e os meios para fazê-lo, com o entendimento e reconhecimento da população. Espera-se, portanto, que as ideias aqui apresentadas contribuam para o melhor delineamento e concepção, seja de pesquisas futuras, seja de estratégias de comunicação no tema.

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