Encontro apresenta casos de articulação entre empresas e poder público para o desenvolvimento local

19/09/2018
COMPARTILHE

Em 2018, a iniciativa empresarial ID Local adotou como tema de discussão a articulação entre políticas públicas e setor privado para a potencialização de oportunidades em desenvolvimento de territórios com a atuação de grandes empresas. Como parte do processo de construção de conhecimento e aprendizado sobre o tema, a iniciativa realizou uma chamada de casos para conhecer experiências em que o setor empresarial e a gestão pública estabelecem parcerias em prol do desenvolvimento local. 


As experiências selecionadas foram apresentadas em oficina no dia 11 de setembro, na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Na ocasião, representantes das empresas participantes de ID Local e dos casos selecionados puderam se conhecer e discutir avanços, desafios e aprendizados da interação de empresas com o setor público. Foram 54 inscrições na chamada, com 15 iniciativas selecionadas para apresentação e discussão no encontro de setembro. O objetivo era evidenciar boas práticas, promover a reflexão sobre recomendações para a articulação empresarial com políticas públicas, inspirar empresas e gestores públicos e contribuir para a construção de conhecimento sobre iniciativas nesse contexto.

Os casos são diversos, com diferentes abrangências de atuação, e foram divididos em três eixos: Plano de Desenvolvimento Territorial, Articulação para Educação e Abordagens Temáticas. Os presentes foram convidados a debater elementos comuns entre os casos e desafios e aprendizados da implementação. Entre os pontos comuns estão, por exemplo, a articulação com projetos e políticas já existentes, atuação em rede e multistakeholder e o envolvimento das comunidades locais na elaboração de estratégias para o território. Os desafios passam por definir os limites de atuação do setor privado, transferir responsabilidades pelos projetos para entes públicos ou outras organizações, dar escala aos projetos e definir indicadores para avaliar os projetos.


Mais detalhes sobre o debate do ciclo 2018 de ID Local e sobre os casos selecionados estarão em publicação online do FGVces, que dará visibilidade às boas práticas e poderá inspirar novas iniciativas, assim como ampliar a repercussão do tema na sociedade.

Conheça os casos selecionados



Clique nos projetos para ver a apresentação

Planos de Desenvolvimento Territorial:

Programa Klabin de Apoio ao Desenvolvimento Regional no Paraná – Klabin

Programa Territórios Sustentáveis – Agenda Pública

Plano Estratégico de Conservação e Uso da Biodiversidade (PCUSB) - Prefeitura de Juruti

Plano de Turismo Integrado Regional (PTIR) – Instituto Votorantim

Plano Sobral de Futuro – Instituto Votorantim

Três Lagoas Sustentável – Fibria | Instituto Votorantim

Articulação para educação:

Programa Meta Escola/Inova Escola – CIEDS

Programa Escolas Sustentáveis – Instituto Estre

Parceria Votorantim Pela Educação – Instituto Votorantim

Programa ECOA - Alcoa

Abordagens temáticas:

Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social Rede Internacional de Ação Comunitária

Programa Cultivar Energia - COPEL

Programa Jovem Sustentável Aprendiz – Fundação Alphaville

Movimento Agente do Bem - Fibria

Conecta Saúde – Grupo Fleury