Evento "Towards a Green Economy in Brazil and Beyond"


Quando: 08 de Fevereiro/2017 a 08 de Fevereiro/2017 - das 09:00 às 11:00
Onde: Sala Chagal, WTC Event Center | Av. das Nações Unidas, 12551, Brooklin Novo - São Paulo/SP

A Global Challenges Foundation (GCF) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (GVces) convidam para o evento "Towards a Green Economy in Brazil and Beyond", que vai discutir os avanços e desafios na conexão entre a governança internacional e as iniciativas brasileiras para a canalização de recursos financeiros para a transição para a sustentabilidade.

Importantes iniciativas e coalizões globais estão em vigor para mobilizar fundos para a transição para uma economia verde, como o Programa Inquiry for the Design of a Sustainable Financial System, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e a Task Force sobre Divulgações Financeiras relacionadas com o clima. Desde a COP 21, bilhões de dólares foram comprometidos para os próximos anos destinados para mitigação da mudança do clima. A Agenda de Adis Abeba reconhece as conexões entre os requisitos de infraestrutura e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, bem como os desafios para financiá-los, especialmente nos países em desenvolvimento.

Este evento discutirá como a cooperação internacional e os esquemas de política global - como o Acordo de Paris - podem conectar e promover esforços contínuos do sistema financeiro brasileiro para canalizar fundos para uma economia verde. 

Fundada em 2012 pelo investidor Laszlo Szombatfalvy, a GCF acredita que os desafios globais exigem soluções também globais, assim como novas formas de cooperação internacional, a fim de garantir condições de vida aceitáveis para as gerações futuras.

A Fundação lançou o prêmio "Global Challenges Prize 2017" cujo tema é "A New Shape - Remodelling Global Cooperation". O prêmio visa incentivar novos modelos de cooperação global capazes de lidar com os novos riscos globais. Serão US$ 5 milhões em prêmios às melhores ideias que tratem de novas formas de governança para o século XXI.

No evento, a Fundação será representada por Mats Andersson, vice-chairman e membro do Conselho da GCF. Ex-CEO do Fourth Swedish Pension Fund (AP4), Andersson tem longa trajetória profissional dedicada ao mercado de capitais e questões ambientais globais, em colaboração com as Nações Unidas. Em 2015, foi considerado a Personalidade do Ano pelo Portal Environmental Finance.

Mais informações aqui