Gestão de recursos hídricos em 2017: temas em foco

A agenda de trabalho em 2017 girará em torno de dois eixos temáticos - informação para gestão e tomada de decisão sobre recursos hídricos, e instrumentos econômicos aplicados a água 18/01/2017
COMPARTILHE

Partindo da visão geral sobre referências e contextos da agenda de gestão empresarial de recursos hídricos, discutida com as empresas em 2016, o passo seguinte das Iniciativas Empresariais do GVces é aprofundar o conhecimento e cocriar conteúdo relacionados a questões materiais e temas de fronteira para os negócios. 2017 conta com um plano de trabalho em torno de dois eixos temáticos principais: 

Informação para a gestão e tomada de decisão sobre recursos hídricos

Um grupo de trabalho será composto para mapear as informações e indicadores que são acessados, utilizados e produzidos pelos gestores para o monitoramento e tomada de decisão sobre recursos hídricos. Serão apontadas as fontes das principais informações e as lacunas. Os indicadores serão mapeados em 3 níveis: estratégico, gerencial e operacional. 

Instrumentos econômicos aplicados a água

Um amplo grupo de instrumentos econômicos vem sendo debatidos e aplicados para o fomento do uso mais eficiente, equitativo e justo dos recursos hídricos ao redor do mundo. No Brasil essa discussão é inicial, mas taxação do uso da água e pagamento por serviços ambientais, por exemplo, são exemplos instrumentos que ganham espaço na agenda. Em 2017 será realizado um workshop sobre o tema como ponto de partida para a estruturação de uma agenda voltada a trabalhar os desafios que serão identificados.

Também serão realizadas capacitações em valoração de serviços ecossistêmicos, incluindo qualidade e quantidade de água e assimilação de efluentes, e em pegada hídrica. O objetivo é disseminar os métodos e ferramentas, contribuindo para que as externalidades, impactos e dependências em relação aos recursos hídricos sejam incorporados ao planejamento estratégico e processos de tomada de decisão das empresas. 

A agenda integrada de recursos hídricos está organizada da seguinte forma:

Para saber mais sobre o ciclo 2017 das Iniciativas Empresariais do GVces, clique aqui e baixe a apresentação.