Agenda Integrada: Gestão empresarial para sustentabilidade | Ciclo 2017: Recursos Hídricos

A agenda de trabalho em 2017 girou em torno de dois eixos temáticos - informação para gestão e tomada de decisão sobre recursos hídricos, e instrumentos econômicos aplicados a água 19/02/2018
COMPARTILHE

Partindo da visão geral sobre referências e contextos da agenda de gestão empresarial de recursos hídricos, discutida com as empresas em 2016, o passo seguinte das Iniciativas Empresariais do GVces foi aprofundar o conhecimento e cocriar conteúdo relacionados a questões materiais e temas de fronteira para os negócios. 2017 contou com um plano de trabalho em torno de dois eixos temáticos principais: 

Informação para a gestão e tomada de decisão sobre recursos hídricos

Um grupo de trabalho foi composto para mapear as informações e indicadores que são acessados, utilizados e produzidos pelos gestores para o monitoramento e tomada de decisão sobre recursos hídricos. 

Buscamos levantar indicadores que possibilitariam uma gestão ampla - que vai além das fronteiras da empresa, considera aspectos diversos de qualidade, quantidade e governança - e integrada - considerando diversos atores e a cadeia de valor. As contribuições levantadas nos encontros presenciais e consultas remotas ao grupo deram origem ao diagrama que cruza os indicadores por nível - empresarial, bacia e cadeia - e dimensão da gestão -  qualidade, quantidade e governança. A matriz final contém um total de 81 indicadores mapeados e discutidos. 

Instrumentos econômicos aplicados a água

Um amplo grupo de instrumentos econômicos vem sendo debatidos e aplicados para o fomento do uso mais eficiente, equitativo e justo dos recursos hídricos ao redor do mundo. No Brasil essa discussão é inicial, mas taxação do uso da água e pagamento por serviços ambientais, por exemplo, são exemplos instrumentos que ganham espaço na agenda. Em 2017, foi realizado um workshop sobre o tema como ponto de partida para a estruturação de uma agenda voltada a trabalhar os desafios que serão identificados.

Para saber mais acesse o relato do evento.

Também foram realizadas capacitações em valoração de serviços ecossistêmicos, incluindo qualidade e quantidade de água e assimilação de efluentes, e em pegada hídrica. O objetivo foi disseminar os métodos e ferramentas, contribuindo para que as externalidades, impactos e dependências em relação aos recursos hídricos sejam incorporados ao planejamento estratégico e processos de tomada de decisão das empresas. 

A agenda integrada de recursos hídricos organizou-se da seguinte forma:

Jornada de Campo "Terceira Margem"

A 4º edição da Jornada Empresarial Terceira Margem aconteceu em Foz do Iguaçu e municípios do entorno, no interior do Paraná (veja mapa abaixo). Além de visitar a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, os participantes puderam conhecer diversas iniciativas do programa Cultivando Água Boa e também refletir sobre os modelos de gestão do Parque Nacional do Iguaçu (saiba mais). 

Acesse os produtos/as publicações do ciclo de 2017 da Agenda Integrada:

2017

 

Mapa de Indicadores para Gestão Empresarial de Recursos Hídricos

2017

 

Gestão Empresarial de Recursos Hídricos: aprendizados e resultados dos ciclos 2016 e 2017

 

Para voltar à página da Agenda Integrada, clique aqui.