Grandes Obras na Amazônia - 1º Fórum Integrador

Evento foi realizado em Belém (PA) em 09 de agosto de 2016 29/08/2016
COMPARTILHE

Na rota da sistematização do conhecimento, depois de uma série de oficinas e seminários dedicados ao aprofundamento de casos emblemáticos e à identificação de prioridades e soluções, a Iniciativa Grandes Obras na Amazônia – Aprendizados e Diretrizes chegou a Belém no começo de agosto para dividir com um grupo ainda mais amplo os primeiros contornos de propostas e ferramentas práticas. Os sete grupos de trabalho temáticos puderam compartilhar o acúmulo das discussões e colher contribuições de novos atores quanto a dúvidas e desafios ainda por aprofundar. Foi também o momento de recuperar toda a trajetória, as premissas e aprendizados do percurso, bem como pactuar coletivamente a estratégia para os próximos passos. Saiba mais nos relatos a seguir.

Plenária - As discussões em torno de articulação institucional, representatividade, comunicação e planejamento da implementação das diretrizes tomaram o foco do debate. GVces e IFC apresentaram suas motivações e propósitos e a origem das abordagens temáticas, de olho em tendências globais. Foram apresentados, pela primeira vez, os temas transversais identificados como prioritários e portas de entrada para troca de conhecimento entre diferentes áreas. A iniciativa, anunciou-se, segue sua trajetória em 2017. 

Conheça também o conteúdo dos debates nas “rodas temáticas”, nas quais foram aprofundadas as propostas e questões de cada Grupo de Trabalho: