ICV Global leva micros e pequenos empreendedores para o Vale do Silício

Durante uma semana, representantes de micros e pequenas empresas participantes do projeto ICV Global conversaram com empresários e investidores na Califórnia (EUA), além de visitar a região do Vale do Silício, berço da inovação tecnológica 08/05/2017
COMPARTILHE

O Vale do Silício, na Califórnia, é mundialmente conhecido por ser berço de boa parte das inovações que revolucionaram o mercado de tecnologia no mundo. É de lá que acabam de voltar representantes de 10 micros e pequenas empresas participantes do Projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global), parceria entre o GVces e a Apex-Brasil.

O projeto tem por objetivo contribuir para a internacionalização de pequenas empresas e cadeias de valor por meio do fortalecimento dos seus atributos de inovação e sustentabilidade. A proposta da missão comercial é fomentar prospecção e proporcionar aos empreendedores uma experiência que os auxilie no entendimento das características do mercado em questão: as necessidades da população local e as soluções já existentes, as particularidades culturais desse público alvo e a dinâmica do ambiente de negócios da região. Além disso, a missão possibilita a articulação com possíveis clientes, parceiros e investidores. Assim, esta etapa do projeto possui um importante papel no preparo das empresas participantes para acessar o mercado internacional.

Durante uma semana, os representantes das empresas Bioart, Bio Vegan, EDB Polióis Vegetais, Engpiso, Fazenda Cachoeira Coffees, Kit Livre, Lopas, Morada da Floresta, Oka Bioembalagens e Ratorói tiveram a oportunidade de participar de mentoria no Google, de visitar a Universidade da Califórnia em Berkeley e a Universidade de Stanford, além de conversar com empresários e investidores sobre temas como venture capital para empresas verdes, empreendedorismo feminino e sustentabilidade urbana.

Para sua concepção e realização, a missão contou com o fundamental apoio dos escritórios da Apex-Brasil nas cidades de São Francisco e Miami.

Além da agenda oficial da missão, estar em São Francisco proporcionou aos empreendedores conhecer iniciativas inovadoras, como lojas, restaurantes e mercados que compram de produtores locais e valorizam a produção sustentável, com uso responsável de recursos e trabalho justo. 

O Diário da Missão, publicado no Blog Coletivo Sustentável da Revista Página22, traz um panorama da viagem feito por Paulo Branco, vice-coordenador do GVces e coordenador do programa Inovação na Criação de Valor; Ana Coelho, gestora do projeto ICV Global; e Taís Brandão, pesquisadora do GVces e membro da equipe do projeto.

Confira abaixo também o relato dos empreendedores que participaram da missão.