Inovação e empreendedorismo

Saiba mais sobre os projetos desenvolvidos pelo GVces em inovação e empreendedorismo desde 2003 24/01/2017
COMPARTILHE

Ao estimular a inovação de tecnologias e processos, o GVces busca contribuir para a sustentabilidade na cadeia de valor, ao mesmo tempo que procura apoiar empreendedores e fazer o elo entre os produtos, sistemas e serviços que desenvolvem e as empresas que buscam maior competitividade e uma atuação com base na sustentabilidade.

 

Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor - ICV Global

Fruto de uma parceria entre GVces e a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), o ICV Global está aberto para micro, pequenas e médias empresas interessadas em participar do comércio internacional de modo inovador e sustentável. O projeto prevê aprimoramento de modelos de atuação com vistas à sustentabilidade, rodadas de negócios com parceiros estrangeiros e viagens comerciais ao exterior. Saiba mais

 

Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor

Lançado em dezembro de 2011 pelo GVces em parceria com o Citi e patrocinado pela Citi Foundation, o Projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor tem por objetivo promover inovação para a sustentabilidade a partir de pequenas e médias empresas no contexto da cadeia de valor das grandes empresas brasileiras. O projeto, promovido pelo programa Inovação na Criação de Valor do GVces, abrange o desenvolvimento do fornecedor, tornando-o mais eficiente e sustentável; o aprimoramento do produto ou do modelo de negócio do empreendedor; e a promoção de modelos de negócio inovadores na distribuição e na logística reversa.

O projeto funciona por meio de ciclos que envolvem o levantamento e seleção de casos de inovação, a realização de oficinas temáticas envolvendo grandes empresas e seus pequenos e médios fornecedores, e o lançamento de publicação com os principais casos, além da alimentação de uma plataforma online de experiências. Saiba mais

 

Centro Sebrae de Sustentabilidade

Em 2011, o GVces firmou uma parceria com foco em empreendedorismo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. O projeto consistiu na criação do Centro SEBRAE de Sustentabilidade, com o propósito de estimular a sustentabilidade como estratégia de atuação transversal no atendimento às micro e pequenas empresas. Os objetivos foram concentrados na disseminação e na geração de conhecimento em sustentabilidade aplicada às micro e pequenas empresas, a partir de conteúdos existentes e da articulação de parcerias e alianças estratégicas.

O objeto do GVces neste projeto foi orientar o SEBRAE na estruturação do Centro SEBRAE de Sustentabilidade (CSS) por meio da construção da missão, negócio e da estratégia de atuação do centro; da definição das diretrizes do planejamento estratégico; da concepção dos aspectos funcionais e operacionais do centro; da formulação das estratégias de comunicação; da formação de áreas temáticas para atuação do centro; e da concepção da estrutura de governança .

 

News Ventures Brasil

De 2004 a 2011, o Gvces sediou e dirigiu o New Ventures Brasil, um programa de apoio a empreendedores que buscava incorporar a sustentabilidade em seus modelos de negócio. Para tanto, foram oferecidos workshops de planos de negócios para pequenos e médios empresários de todo o Brasil, seguidos de uma etapa de aprimoramento de planos selecionados. Ao final do ciclo, os empreendimentos eram apresentados a investidores interessados em rentabilidade associada a impactos socioambientais positivos. A cada ano participavam do programa dezenas de empreendedores cujos negócios baseavam-se, entre outros, no uso sustentável de recursos naturais, energias renováveis, produção limpa, ecoturismo, reciclagem e processos inovadores de produção.

Em sete anos de existência sob a coordenação do GVces, o New Ventures Brasil construiu um portfólio de mais de 50 empreendimentos, apresentados anualmente nos Fóruns de Investidores, que ajudaram a atrair investimentos da ordem de R$ 10 milhões para os novos negócios.