Mapeamento de startups de cleantech no Brasil

10/04/2019
COMPARTILHE

Acesse a pesquisa

Fruto da parceria entre a EDP Brasil, a Coppe/UFRJ, o FGVces e a ABStartups, com financiamento da ANEEL, este mapeamento é parte de um estudo que busca compreender o ecossistema de startups de tecnologias limpas no Brasil. O mapeamento permitirá conhecer o perfil das startups do segmento de tecnologias limpas, identificando as principais tecnologias, perfil dos empreendedores, modelos de financiamento, redes de colaboração e desafios enfrentados por esta categoria de negócio.

Em breve, será estruturado um Observatório de Tecnologias Limpas, alimentado pelos resultados desse mapeamento e demais informações levantadas no âmbito deste estudo. O observatório disponibilizará conteúdo autorizado para uso público, e será mantido como uma base de dados sobre o tema. Seus objetivos serão:

  • Subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento do ecossistema de startups desse segmento no Brasil;
  • Promover a conexão entre grandes empresas, investidores e startups para dar escala às inovações que vem surgindo no país.

Por que participar?

As startups participantes deste mapeamento terão os seguintes benefícios:

  • Visibilidade no ecossistema de startups, uma vez que fará parte da base de conteúdo que será gerida pelo Observatório de Tecnologias Limpas;
  • Integrar a rede de relacionamento da ABStartups, da FGV, da COPPE/UFRJ e da EDP Brasil;
  • Contribuir para a criação de políticas e mecanismos que fortaleçam o ecossistema de startups de tecnologias limpas no país e promovam inovações no setor.

Quem pode participar?

Consideraremos nesse mapeamento as startups em todos os níveis de maturidade, desde aquelas que estão em fase de concepção/ideia, até as que já estão em operação e em fase de crescimento.

Esta breve pesquisa leva apenas de 15 a 20 minutos para ser respondida.

Conte para nós sobre a sua startup de cleantech!

Responder a pesquisa!

| O que são empresas de cleantech? 

_fazer mais com menos

_ser menos poluentes

_possuir modelo(s) de negócios rentáveis

“cleantech pode ser definido como qualquer produto, serviço ou processo que ofereça valor usando menos recursos e produzindo menos poluição do que os padrões atuais estipulam” 

– Alessandro Marra et al. –

 

“cleantech representa uma gama diversificada de produtos, serviços e processos, todos destinados a: fornecer desempenho superior a custos mais baixos, enquanto reduz ou elimina o impacto ecológico negativo, ao mesmo tempo que faz uso mais eficiente e responsável dos recursos naturais”

– Kachan & Co.–