Nova publicação explora alinhamento entre investimento social privado e negócio

GVces, Instituto C&A e GIFE lançam publicação que trata dos desafios e oportunidades que as empresas se deparam no equilíbrio entre investimentos no negócio e em projetos sociais 05/12/2016
COMPARTILHE

Lançamento do estudo "Entre o público e o privado" na FGV Berrini, em São Paulo (foto: Roberta Boccalini/GVces)
Local FGV Berrini, São Paulo/SP
Data: 23 de novembro de 2016(SP) Programa: Desenvolvimento Local Participantes: Público em geral Apresentação: Aron Belinky e Lívia Pagotto (GVces), Andre Degenszajn (GIFE),
Anna Helena Altenfelder (Cenpec), e Giuliana Ortega (Instituto C&A)
Texto: Bruno Toledo (GVces)

Nos últimos 25 anos, o Brasil passou por transformações socioeconômicas profundas, que mudaram bastante o quadro social em todo o país. Essas mudanças influenciaram decisivamente a forma como governos, empresas e cidadãos enxergavam o conceito e o papel de ações de apoio ao desenvolvimento social no país. Até os anos 1990, as empresas ainda não se situavam como ator desse processo, colocando-se à parte de iniciativas nessa área e delegando toda responsabilidade para o poder público. 

Entretanto, a emergência e consolidação de agendas sociais – como direitos humanos, apoio à infância e adolescência, meio ambiente e combate à pobreza –, apoiada pelo processo de redemocratização política do Brasil, na década anterior, conduziu um novo raciocínio para o papel da iniciativa privada na promoção do desenvolvimento social. Por essa lógica, as empresas são parte da sociedade civil e, portanto, parte também dos problemas e das soluções no campo social. 

Nesse contexto, ganha força o conceito de Investimento Social Privado (ISP), que pode ser definido, de forma simplificada, como o uso de recursos privado para o desenvolvimento do bem comum. No Brasil, o processo histórico de  desenvolvimento do ISP resultou em diferentes abordagens, tanto do ponto de vista da gestão quanto dos conceitos que norteiam a atuação nesse campo. Há casos em que o ISP é realizado diretamente pela empresa e outros em que isto se dá por meio de instituto ou fundação empresarial, com diferentes graus de integração com o negócio e de mobilização de recursos, privados e públicos. Esta situação gera, por um lado, uma riqueza de soluções, mas por outro, pode dificultar a orientação dos atores envolvidos, face à diversidade de práticas e modelos. 

Nos últimos anos, intensificou-se um debate sobre o alinhamento entre o ISP empresarial e o negócio, levantando reflexões sobre como lidar com os limites entre o público e o privado no que tange à atuação dessas empresas junto à sociedade e suas implicações sobre a construção e manutenção de uma sociedade civil forte e autônoma, ingrediente essencial para a democracia e o desenvolvimento.

Para explorar essa nova tendência e as mudanças que ela acarreta para o universo do investimento social empresarial, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP se uniu ao Instituto C&A e ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) no desenvolvimento da publicação Entre o público e o privado - Caminhos do alinhamento entre o investimento social privado e o negócio, lançada no dia 23 de novembro na FGV Berrini, em São Paulo.

Esta publicação sistematiza uma investigação sobre o fenômeno do alinhamento entre ISP empresarial e o negócio a partir de duas perspectivas. A primeira parte dos macro movimentos que orientam o papel e o espaço que as empresas passaram a ocipar principalmente a partr da segunda metade do século XX. Já a segunda aborda o processo de transformação do campo do ISP empresarial ao longo do tempo até o momento em que o alinhamento passa a ser percebido. A hipótese explorada aqui é que a aproximação entre ISP empresarial e o negócio seria fruto justamente do cruzamento dessas perspectivas. 

"Esta publicação traz mais reflexões e provocações do que respostas", aponta Lívia Pagotto, pesquisadora do GVces. "Este é um campo em exploração e este estudo é um passo para entender melhor o que está acontecendo dentro do universo do ISP e do papel das empresas na sociedade".

O estudo pode ser baixado gratuitamente aqui. Confira também a gravação do debate que marcou o lançamento da publicação.

Entre o Público e o Privado.

Assista agora, direto da FGV, o debate sobre lançamento do livro Entre o Público e o Privado. Uma parceria entre GVces, GIFE e Instituto C&A, o livro trata de desafios e oportunidades para a indústria equilibrar investimentos no negócio e no social. #EntrePublicoEPrivado #Live #aovivo

Posted by Instituto C&A on Wednesday, November 23, 2016