O que, como, por que

05/10/2017
COMPARTILHE

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade.

O GVces trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão pública e empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacionais. Seus programas são orientados por quatro linhas de atuação: (i) formação; (ii) pesquisa e produção de conhecimento; (iii) articulação e intercâmbio; e (iv) mobilização e comunicação.

Clique aqui para conhecer mais sobre nossa história.

Missão

Expandir continuamente as fronteiras do conhecimento contribuindo para um desenvolvimento sustentável, no âmbito da administração pública e empresarial.

Visão

Ser um espaço de excelência em cocriação, compartilhamento e aplicação de conhecimento.

Visão de mundo

O GVces quer coexistir em um mundo que:

  • Incorpore os direitos das atuais e futuras gerações nas decisões do presente
  • Tenha um olhar sistêmico dos principais problemas que atingem a humanidade
  • Proteja o ambiente enquanto meio de sustentação de toda e qualquer forma de vida
  • Construa um modo de produção e consumo baseado na eficiência do uso dos recursos, na ética e solidariedade das relações de troca, na equidade das oportunidades e no respeito aos limites ecológicos do planeta
  • Garanta a liberdade e os direitos humanos
  • Possibilite o desenvolvimento humano e a formação do ser
  • Busque soluções respeitosas e apropriadas às singularidades de cada território, o que inclui os ecossistemas, suas paisagens e a cultural local
  • Vise o aperfeiçoamento institucional, de forma que as organizações públicas, empresariais e da sociedade civil possam interagir, em processos de alto dinamismo e diversidade
  • Construa permanentemente qualidades democráticas nos processos de negociação, articulação e formação de consensos, por meio de mecanismos transparentes, abertos e coletivos, com a participação de todos os atores direta ou indiretamente envolvidos

Valores

COMPROMISSO: Somos comprometidos com um projeto de desenvolvimento que contemple de forma efetiva as soluções para os desafios da sustentabilidade, buscando inspirar outros a compartilhar nossa visão de mundo.

CONSTRUÇÃO COLETIVA: Acreditamos em processos inclusivos, colaborativos e democráticos para a construção e o compartilhamento do conhecimento junto aos seus colaboradores, parceiros e a sociedade em geral.

COERÊNCIA: A sustentabilidade não é um lugar a que se chega, mas a maneira de fazer. Valorizamos a qualidade do processo, de tal forma a garantir não apenas que o fim seja o desejável, mas que os meios sejam os mais adequados para atingi-lo.

INOVAÇÃO: Entendemos que a inovação é um componente fundamental para a construção de novos paradigmas de desenvolvimento e, por isso, busca atuar nas fronteiras do conhecimento.

RESPEITO: Atuando no espaço público, acreditamos que a atenção e o respeito aos demais se assentam, essencialmente, sobre a aceitação das diferenças e a valorização da diversidade e da pluralidade, reconhecendo nelas um fator de crescimento coletivo.