Oficina apresenta agenda das Iniciativas Empresariais em 2017

Além de receber empresas-membro das iniciativas, evento apresentou projetos desenvolvidos e expectativas para o trabalho ao longo do ano 22/02/2017
COMPARTILHE

Dando início à agenda das Iniciativas Empresariais do GVces (iEs) em 2017, foi realizada em 16 de fevereiro a oficina introdutória, que recebeu os membros das iEs e também público interessado em conhecer os projetos desenvolvidos no GVces com foco em sustentabilidade empresarial.

Clique aqui e ouça um resumo da oficina

Veja aqui a apresentação da oficina, que mostra também outros projetos da agenda de sustentabilidade empresarial desenvolvidos pelo GVces

Assim como em 2016, neste ano as iEs trabalharão em conjunto em torno da agenda de gestão empresarial de recursos hídricos, em que cada Iniciativa emprega seu olhar específico, contribuindo para uma visão integrada sobre o tema. A partir de uma perspectiva multidisciplinar nos âmbitos estratégico, gerencial e operacional, a agenda integrada proporciona um olhar sistêmico sobre a questão para gestores e equipes técnicas.

“Estamos promovendo a visão integrada concretamente por meio do tema recursos hídricos, mas sabemos que a integração na gestão empresarial é um desafio em todos os temas que trabalhamos”, diz Mariana Nicolletti, coordenadora das Iniciativas Empresariais do GVces.

Os participantes puderam relembrar ou conhecer a trajetória da agenda integrada desenvolvida em 2016. Veja aqui o infográfico que resume as atividades desenvolvidas.

Experiências

A oficina também foi uma oportunidade para que os integrantes das equipes das empresas-membro compartilhassem suas experiências. “Um dos motivos que nos trouxeram para as Iniciativas Empresariais foi trazer gestores para as oficinas para aprender a lidar com as ferramentas e saber como o tema está avançando no Brasil e no mundo”, Patricia Pereira, da Santos Brasil, uma das empresas que integram as iEs. “Nós mapeamos as áreas e pessoas-chave para participar dos processos e disseminamos o conteúdo por meio da comunicação interna. Também auditamos os nossos indicadores ambientais, o que foi um grande avanço, e recebemos um plano de melhorias. Vamos publicar os dados em nosso relatório.”

Alexandre Kavati, da área de Sustentabilidade da empresa JBS, relatou os aprendizados nas iniciativas Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) e Ciclo de Vida Aplicado (CiViA) e a experiência de participar da Jornada Empresarial Terceira Margem, uma das atividades desenvolvidas ao longo do ano pelas iEs, que leva a campo os participantes das atividades. “Foi uma oportunidade de ver na prática tudo o que discutimos nas oficinas e a partir daí conseguimos desenvolver ações estratégicas para a JBS implementar”, contou. “Além disso, é um espaço muito interessante para apresentar o que temos desenvolvido e conhecer a experiência de outras empresas.”

Veja a agenda das iniciativas em 2017