Precificação de carbono e agendas de desenvolvimento

II Seminário do Projeto PMR Brasil discutiu experiências de precificação de carbono pelo mundo e apresentou os primeiros diagnósticos setoriais para o contexto brasileiro 27/10/2017
COMPARTILHE

II Seminário do Projeto PMR Brasil (Divulgação)

Por Bruno Toledo e Cíntya Feitosa (GVces)

No contexto da mudança do clima, o grande desafio de governos, empresas e cidadãos em todo o mundo neste século é descarbonizar a economia, descolando a geração de valor das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Um caminho importante para viabilizar a descarbonização da economia global está na precificação do carbono, que permite internalizar o custo das emissões nas cadeias de valor, estimulando os atores econômicos a ter práticas mais sustentáveis, incentivando o desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras - e, assim, permitindo uma redução eficiente e efetiva das emissões de GEE.

No plano internacional, diferentes iniciativas vêm sendo implementadas para viabilizar a internalização do custo social do carbono nas decisões de investimento, produção e consumo, seja através de instrumentos fiscais (como tributação das emissões e incentivos para tecnologias limpas) ou de mercado (como o comércio de emissões). Em cada país, as circunstâncias socioeconômicas e políticas precisam permear esta decisão, sob o risco de implementar medidas inócuas ou sem o devido apoio da realidade local.

Para refletir sobre estes e outros desafios, o Projeto PMR-Brasil, em parceria com a Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), organizou seu II Seminário Internacional entre os dias 05 e 06 de outubro passado em Brasília/DF. Neste evento, convidados e participantes discutiram experiências de precificação de carbono pelo mundo e a importância do engajamento de diversos segmentos da sociedade, sobretudo o setor empresarial, nesta agenda. Além disso, a equipe do Ministério da Fazenda apresentou os primeiros diagnósticos setoriais conduzidos no âmbito do do Projeto PMR Brasil buscando investigar características específicas do contexto brasileiro relevantes para precificação de carbono.

Confira nos links abaixo o panorama dos dois dias de seminário.

Contexto internacional e visões sobre precificação no Brasil

Estágio atual e próximos passos do PMR Brasil

Clique aqui para saber mais sobre o PMR Brasil e ter acesso aos documentos já disponibilizados pelas equipes técnicas do projeto.

A apresentação sobre a etapa inicial de avaliação de cada um dos setores está disponível na gravação do evento. Clique aqui para assistir.

Fotos: Sandro Damasceno/Divulgação GVces