Publicações do GVces - 2015

Estudos produzidos pelo GVces a partir das iniciativas realizadas em 2015. Veja também artigos acadêmicos e as edições da Página22 e de seu novo produto digital, o P22_ON 24/06/2016
COMPARTILHE

ESTUDOS, ARTIGOS E PUBLICAÇÕES

Adaptação às mudanças climáticas e o setor empresarial

Publicação online reúne os ciclos e as ferramentas para apoiar a elaboração de estratégias de adaptação à mudança do clima em empresas e em projetos liderados por organizações da sociedade civil, além de apresentar os principais conceitos e reflexões acerca da adaptação climática no Brasil e no mundo.


Adaptation to Climate Change and Disaster Risk Management in Business Education: A Case Study in Fundação Getulio Vargas

This White Paper presents FGV´s Master in Sustainability Management (MSM), a program initially offered in 2005, and the recommendations to increase and reinforce the adaptation to climate change and disaster risk management in the program syllabuses. The program focus on management issues regarding sustainability. Since inception, its aim has been to demonstrate the potential of sustainability as a key strategic factor for companies to obtain and maintain competitive advantage, as well as provide tools for students to evaluate results and identify sustainability-related risks and opportunities. Recommendations are based on our own research experience on adaptation and climate change risk within the business sector and on the literature review on management education and sustainability and disaster risk management.


Análise dos Recursos do Programa ABC - Foco na Amazônia Legal

Relatório elaborado pelo GVces no âmbito do Observatório ABC analisa quantitativa e qualitativamente o desempenho (contratação) da principal linha de crédito para o financiamento da agricultura de baixa emissão de carbono no Brasil, o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), referente à parcela da safra 2014/2015 (de julho de 2014 a fevereiro de 2015), trazendo, também, uma análise focada nos recursos contratados via BNDES e nas finalidades de investimento às quais se destinam. Além disso, é apresentado um estudo de caso realizado no estado do Pará, e é discutido, também, o potencial de contribuição ao alcance das metas de redução de emissões pela região da Amazônia Legal. 


Do Brasil para o mundo: inovação e sustentablidade nas cadeias globais de valor

Publicação do GVces traz os resultados do primeiro ciclo de trabalho (2014-2015) do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global), fruto de parceria com a Apex-Brasil com o desafio de apoiar na internacionalização de PMEs a partir de atributos de sustentabilidade.


Estudo de Competências para o Jovem Agricultor Familiar

Fruto de parceria entre o GVces e a Coca-Cola Brasil, este estudo tem como objetivo identificar competências que servião como base para a elaboração futura de um programa de formação para despertar a autonomia e o empreendedorismo dos jovens agricultores familiares em cadeias produtivas no Brasil.


Formação Integrada para a Sustentabilidade: Guia de Fundamentos e Práticas (Versão 1.0)

Esta publicação sistematiza a metodologia de coformação por trás da disciplina optativa Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS), oferecida pelo GVces aos graduandos da FGV-SP desde 2010, com o propósito de disseminá-la em outros ambientes e contextos.


 Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE 10 Anos

Esta publicação sistematiza os produtos elaborados pelo GVces e pela BM&FBOVESPA para celebrar os 10 anos de atividade do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) no ano de 2015. Assim, ela apresenta a Plataforma de Indicadores, a Wiki Linha do Tempo e o Mundo ISE, produzidos graças ao apoio de 14 empresas patrocinadoras - Bradesco, Braskem, B2WDigital, Cesp, Cielo, Itaú, Itaúsa, Klabin, Lojas Americanas, Santander, TIM, Tractebel Energia, e Vale. O objetivo desses produtos é compartilhar com a sociedade os importantes avanços obtidos desde a implementação do Índice e discutir as perspectivas para os próximos 10 anos.


Monitoramento do Desenvolvimento Local e Avaliação de Impacto

O grupo de empresas da iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (ID Local) teve como desafio em seu ciclo 2015 a formulação de diretrizes empresariais para a formulação e implementação de indicadores corporativos e de desenvolvimento local para o monitoramento e avaliação de impactos em territórios que recebem grandes empreendimentos e ao longo de sua cadeia de valor nesses locais. Além disso, a publicação apresenta quatro experiências promovidas por atores empresariais, sendo duas no campo do monitoramento do desenvolvimento local e outras duas no campo da avaliação de impacto.


Propostas para Implementação do Plano Indústria de Baixo Carbono: Eficiência Energética na Indústria

A partir do trabalho realizado ao longo de 2015 pelo grupo de trabalho da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), o estudo apresenta um framework para operacionalização do Plano Indústria e a proposição de instrumentos para viabilização de ações de eficiência energética na indústria nacional. Confira também o Sumário Executivo do estudo.


Simulação de Sistema de Comércio de Emissões SCE EPC - Relatório Analítico Sintético (março-agosto de 2015)

Este relatório tem como objetivo apresentar os números e resultados dos seis meses iniciais (março a agosto) de operação do Sistema de Comércio de Emissões da Plataforma Empresas pelo Clima (SCE EPC) de 2015, bem como analisar as estratégias e performances adotadas pelas empresas participantes.


Sustentabilidade na Gestão de Fornecedores - Protocolo de Matriz de Risco

O Grupo de Trabalho (GT) sobre Gestão de Fornecedores do projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) avançou em 2015 na construção de uma proposta de protocolo para elaboração de uma matriz de risco da cadeia de fornecedores. Esta ferramenta pretende servir como referência para as empresas na integração da sustentabilidade na gestão de risco de suas cadeias de suprimentos.


O Sistema Financeiro Nacional e a Economia Verde: mensurando recursos financeiros alocados na economia verde

Este estudo, desenvolvido pelo GVces e pela FEBRABAN no âmbito do projeto Inquiry on the Design of a Sustainable Financial System, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), tem como objetivo propor uma metodologia para identificação dos recursos do Sistema Financeiro Nacional (SFN) para Economia Verde (EV) - segundo definição do PNUMA. O escopo de análise foi expandido com relação ao estudo anterior, incluindo os montantes alocados em setores potencialmente causadores de impacto ambiental, que são setores com potenciais impactos positivos e/ou negativos, e que em ambos os casos, a gestão de risco socioambiental é fundamental, seja para minimizar impactos negativos ou potencializar impactos positivos. 

Green Bonds

Desenvolvido junto com a FEBRABAN no contexto do projeto Inquiry (PNUMA), este estudo visa contribuir para a discussão sobre oportunidades e limites para a implementação de um mercado de títulos verdes ("green bonds") no Brasil, a exemplo da experiência internacional.

Cotas de Reserva Ambiental (CRA)

Também elaborado no contexto do projeto Inquiry (PNUMA) com a FEBRABAN, este estudo visa contribuir para a discussão sobre as oportunidades e os limites para que as Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) possam se configurar como valores mobiliários ofertados publicamente, atraindo o interesse de investidores que não estejam direta e operacionalmente interessados em compensar déficit de Reserva Legal. 


REVISTA PÁGINA22

   

   

P22_ON

Precificação do Carbono

Serviços Ecossistêmicos

Finanças Sustentáveis