Publicações GVces - 2014

Estudos produzidos pelo GVces a partir das iniciativas realizadas em 2014. Veja também artigos acadêmicos e as edições da Revista Página22. 16/07/2015
COMPARTILHE

Publicações
 
Com as políticas públicas e as estratégias de investimento corretas, o Brasil poderá ser uma potência econômica e ecológica mundial. Neste estudo do GVces e da Environmental Defense Fund (EDF), analisa-se potenciais contribuições ao crescimento econômico verde dos setores do etanol de cana de açúçar, florestas plantadas e reflorestamento comercial, energia limpa e renovável, agricultura de baixo carbono, e mercados emergentes de serviços ecossistêmicos.

Fruto da parceria entre GVces, PNUMA e Ministério do Meio Ambiente, e construída a partir da experiência brasileira como sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, esta publicação traz uma vasta gana de aprendizados e experiências que podem dar escala a práticas socioambientais ligadas a uma nova maneira de gerir e realizar megaeventos, com legados para a sociedade.

As Diretrizes Empresariais para a Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos (DEVESE) tem por objetivo auxiliar na gestão empresarial para valoração de suas vulnerabilidades e impactos sobre o capital natural, em especial as externalidades. Esta publicação sistematiza os trabalhos de 2014 e apresenta a segunda versão da DEVESE, com aprimoramento dos métodos já existentes para seis serviços ecossistêmicos (quantidade de água; qualidade da água; assimilação de efluentes; biomassa combustível; regulação do clima global; e recreação e turismo) e novos métodos para dois serviços ecossistêmicos (polinização; e erosão do solo).

As Diretrizes Empresariais para Relato de Externalidades Ambientais (DEREA) tem por objetivo orientar o relato de externalidades ambientais relacionadas a serviços ecossistêmicos, sendo o passo seguinte à aplicação da DEVESE 2.0.
 

Esta publicação traz um resumo dos resultados obtidos, até então, por meio de projetos piloto de aplicação das Diretrizes Empresariais para a Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos (DEVESE), e sua respectiva ferramenta de cálculo – uma planilha excel de apoio à implementação das DEVESE.
 
 

A publicação traz um guia passo-a-passo para a implementação das Diretrizes Empresariais desenvolvidas por ID Local no ciclo 2013, a partir da construção e aplicação prática do Balanced Scorecard (BSC) e seu mapa estratégico. Na prática, isso significa a formulação de indicadores, metas e ações para os objetivos estratégicos e específicos da proteção integral de crianças e adolescentes pelas empresas no contexto de grandes empreendimentos.

É possível equacionar o crescimento econômico e o desenvolvimento de nosso país dialogando com as diversas localidades para que se compartilhe o valor gerado por essas empreitadas? Como uma empresa pode adquirir matéria-prima da biodiversidade de forma sustentável e valorizar o trabalho e repartir benefícios com as pessoas ligadas à sua produção e extração? Existe uma forma de relacionamento justo entre grandes empresas e partes envolvidas em suas cadeias de valor e territórios que as hospedam?
Foi buscando respostas para essas perguntas complexas que o GVces, com um grupo de 19 empresas, se propôs a abordar o tema Inovação em Desenvolvimento Local. O resultado desse trabalho está concretizado nesta publicação, que procura inspirar novas formas de atuação empresarial no desenvolvimento local orientado para a inovação e sustentabilidade.

Conduzido pelo GVces, em parceria com o PNUMA e a FEBRABAN, esta publicação busca identificar fatores que possam estimular a canalização de capitais intermediados pelo setor financeiro para a economia verde. A publicação reúne três estudos O primeiro examina os ambientes legislativo e regulatório, e as políticas públicas que tratam dos temas socioambientais relativos ao setor financeiro. O segundo estudo apresenta um primeiro levantamento dos volumes já alocados pelo setor financeiro para a Economia Verde e propõe uma metodologia para identificar e monitorar este fluxo de recursos. O terceiro examina dois importantes segmentos da economia brasileira e seu processo de transição para a Economia Verde, as energias renováveis e a agropecuária. 

Análise dos Recursos do Programa ABC: Visão regional (relatório completo e sumário executivo)
Elaborado pelo GVces para o Observatório ABC, este relatório analisa quantitativamente e qualitativamente o desempenho do Programa ABC, principal linha de crédito para o financiamento da agricultura de baixa emissão de carbono no Brasil. Além de trazer destaques referentes ao resultado da safra 2013/2014, traz também uma visão regional e estadual da distribuição dos recursos e um enfoque sobre a situação da Amazônia Legal quanto à adoção de técnicas agrícolas de baixa emissão de carbono na região.

Revista Página 22