Seminário PMR & CPLC - "Conciliando a precificação de carbono com agendas de desenvolvimento"


Quando: 05 de Outubro/2017 a 06 de Outubro/2017 - das 09:00 às 18:00
Onde: Auditório da CNI | SBN Quadra 1 - Bloco I, Ed. Armando Monteiro Neto - Asa Norte - Brasília/DF

Inscrições aqui

Clique aqui e veja a programação preliminar do evento

A precificação de emissões é um dos temas que mais tem assumido relevância na agenda de mudança do clima, por sua capacidade de internalizar o custo social do carbono nas decisões de investimento, produção e consumo de forma objetiva. Além disso, a nova realidade fiscal torna imperativo que os instrumentos de políticas públicas sejam custo efetivos, alavancando oportunidades de mitigação de emissões de forma transversal na economia brasileira.

No âmbito da Parceria para Preparação para Instrumentos de Mercado (Partnership for Market Readiness – PMR), iniciativa global do Banco Mundial, o Ministério da Fazenda está coordenando estudos para avaliar se é desejável ter um instrumento com essa finalidade na política nacional sobre mudança do clima e qual a melhor forma de implementá-lo.

O II Seminário do Projeto PMR Brasil é organizado em parceria com a Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), outra iniciativa do Banco Mundial. Lançada na COP21 em Paris, a Coalizão ‘Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC) é uma aliança mundial voluntária de governos, empresas e sociedade civil, que tem o objetivo de catalisar a ação, a avaliação, o desenho e a implementação de instrumentos de mercado que colocam um preço nas emissões de carbono.

O evento apresentará experiências de outros países com a precificação de carbono e os resultados preliminares das análises do Projeto PMR Brasil sobre o contexto brasileiro.

Vamos pensar juntos como conciliar os objetivos de mitigação de emissões com os de desenvolvimento socioeconômico no Brasil!

No dia 5, a programação contemplará os seguintes temas:

  • Panorama internacional e iniciativas do Banco Mundial para precificação

  • Engajamento e Preparação do Setor Empresarial no tema de Precificação

  • MRV: base fundamental para implementação de instrumentos de precificação

  • Precificação e Competitividade

No dia 6, ocorrerão debates setoriais sobre interação com outras políticas públicas e interface com a agenda de investimento com base nos resultados do Projeto PMR Brasil. Os painéis serão organizados em torno dos seguintes setores:  elétrico, de combustíveis, industrial, agropecuário e florestal.

  • 05/10, das 09h às 18h
  • 06/10, das 09h às 17h

 

Para saber mais sobre o Projeto PMR Brasil, clique aqui.


No Projeto PMR Brasil, o GVces é responsável por articular e engajar as equipes técnicas que estão realizando o trabalho de modelagem econômica e setorial e promover a discussão do tema com os demais interessados na temática de precificação de carbono no Brasil, por meio de eventos, consultas e relatos periódicos do andamento do Projeto.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela organização do evento: pmrbrasil@fgv.br.

O evento poderá ser filmado, gravado e fotografado para posterior publicação, transmissão, retransmissão, reprodução e/ou divulgação em qualquer veículo de comunicação. Ao participar do evento você concorda e autoriza a utilização gratuita de sua imagem e seu nome, nos termos ora mencionados, no Brasil e no exterior, sem limite de frequência, sem que isso caracterize uso indevido da imagem ou qualquer outro direito. Seu comparecimento ao evento implica aceitação dos termos acima. Ao realizar a inscrição o participante declara conhecer e concordar com todas as informações acima.