Webinar da Moda pela Água tem participação de pesquisadora da FGVces

Painel sobre transparência da moda também trouxe o tema da pegada hídrica e gestão empresarial 31/03/2020
COMPARTILHE

No dia 27 de março, aconteceu o webinar “A Moda do Século XXI precisa falar sobre a água” em comemoração ao fechamento do primeiro ciclo da plataforma A Moda Pela Água. A pesquisadora do FGVces especialista em avaliação do ciclo de vida, Juliana Picoli, participou do painel “Rastreabilidade: Início de uma moda transparente” juntamente com os profissionais Claudio Bicudo (H2O Company), Marcio Portocarrero (Abrapa) e mediação de Chiara Gadaleta (Movimento Ecoera).

A pesquisadora destacou a pegada hídrica como uma importante ferramenta para rastrear os impactos ambientais ao longo de todas as etapas do ciclo de vida e promover maior transparência para a indústria da moda. O desafio, segundo Juliana, está na comunicação e educação do consumidor final, uma vez que seus hábitos e escolhas exercem grande influência no ciclo de vida dos vestuários.

Juliana também apresentou a Iniciativa El Agua nos Une que tem como objetivo melhorar a gestão empresarial de recursos hídricos a partir da pegada hídrica. Financiada pela Agência Suiça para o Desenvolvimento e Cooperação (COSUDE) e implementada pelo FGVces, a iniciativa conta com a participação das empresas brasileiras Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Klabin e Votorantim Cimentos. Além do Brasil, suas ações se estendem por outros quatro países da América Latina: Colombia, Chile, México e Peru.

Inicialmente previsto para acontecer presencialmente, o formato remoto foi a solução encontrada frente à atual pandemia do novo coronavírus. Com cerca de 770 inscritos e 30 painelistas, o encontro virtual apresentou cases de sucesso e refletiu sobre os próximos passos rumo a uma jornada mais sustentável, responsável e transparente para a cadeia da moda. Dentre os participantes estavam presentes representantes de empresas, associações de produtores, centros de pesquisa, instituições públicas, consultorias, academia, varejo, entre outros.