Conservação de água através de pagamento por serviços ambientais


Quando: 23 de Julho/2020 a 23 de Julho/2020 - das 16:00 às 17:30
Onde: Youtube FGVces

Nos grandes centros urbanos brasileiros enfrentamos cada vez maiores riscos hídricos. As soluções baseadas na natureza têm sido apontadas como uma alternativa para aprimorar a provisão de água por meio da conservação ambiental nas zonas ripárias. O Pagamento por Serviço Ambientais (PSA) pode ser um elemento essencial para dar sustentação financeira aos projetos que utilizam os serviços ecossistêmicos para a provisão de água. Este webinar discutirá os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) dos projetos de PSA para conservação de água implementados na bacia do Rio Camboriú, em Santa Catarina, e nas cidades de Extrema, no estado de Minas Gerais, no Brasil, e de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A discussão será baseada na dissertação de mestrado de Edson Matsuoka, no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – linha Sustentabilidade da EAESP FGV.

Assista aqui

Edson Hideo Matsuoka estudou os FCS da implantação de PSA para água em Camboriú, Extrema e Nova Iorque em sua dissertação de mestrado e apresentará os principais resultados e desdobramentos do seu trabalho. Graduado em Administração Pública pela FGV e pós-graduado no MBA em Finanças pelo IBMEC, Edson atua como Diretor Regional para América Latina da Área Operacional do Bank of America.

Alexandre Igari é docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (PPGS - EACH-USP).

Annelise Vendramini foi a orientadora da dissertação do Edson e é professora do tema de finanças sustentáveis no curso. Coordena o programa de Finanças Sustentáveis no FGVces.