Escolas Sustentáveis

Percurso de formação e identificação de direcionadores estratégicos para sustentabilidade as escolas
COMPARTILHE

Como resultado de uma parceria inédita, o FGVces e a Escola Viva somaram esforços ao longo do 2º semestre de 2019 para promover um processo participativo de capacitação e reflexão conjunta sobre Sustentabilidade no contexto da Educação Básica.

O projeto teve como objetivos: capacitar um grupo composto por públicos prioritários em conceitos globais sobre Sustentabilidade, e facilitar um processo de inclusão de direcionadores de sustentabilidade no planejamento estratégico da Escola. Para tanto, conduzimos 7 oficinas junto a um grupo composto por 24 pessoas (entre familiares, estudantes, professoras, equipes administrativa e pedagógica, direção e acionista), assim como momentos de escuta ampliada (encontro com outros públicos e consulta pública).

Nossa prioridade foi contribuir com a perspectiva da Sustentabilidade na Gestão, ficando como responsabilidade posterior da Escola desdobrar os direcionadores estratégicos escolhidos para seu projeto pedagógico e curricular. Como premissas centrais do processo tivemos: o compartilhamento de conhecimento especializado e de fronteira em tema centrais da Sustentabilidade; o diálogo e a participação; e a metodologia de Formação Integrada do FGVces (que combina atividades de diferentes linguagens para o acesso, troca e construção de todo esse conhecimento)!    

Este relatório contém a descrição desse processo, podendo inspirar outras escolas que buscam incorporar Sustentabilidade em suas práticas de gestão e pedagógicas de uma maneira participativa.  

Acesso à publicação